Enfermagem

O cuidar é a essência da enfermagem.

Na Clinica da Baía, pretendemos que este assente numa abordagem técnico-científica, aliada à humanização.

Na prestação de cuidados, temos como principios orientadores a aceitação, o respeito, a empatia e a individualização dos cuidados.

Serviços:

• Tratamento de feridas (úlceras de perna, feridas crónicas, feridas cirúrgicas, feridas traumáticas).
  • Pensos e retirada de pontos cirúrgicos e agrafos. Deve apresentar guia de tratamento ou carta de enfermagem; no caso de pensos pós cirúrgicos pode apresentar nota de alta (enfermagem ou médica)
  • Administração de fármacos, segundo prescrição médica (administração de intramuscular, intradérmica, subcutânea e endovendosa)
  • Oxigenoterapia
  • Inaloterapia
  • Algaliação masculina e feminina
  • Lavagem vesical
  • Enemas de limpeza
  • Aspiração de secreções
  • Colocação/substituição de sonda nasogástrica, segundo prescrição médica
  • Avaliação de sinais vitais
  • Ensinos de promoção da saúde e qualidade de vida
  • Ensinos de autoalgaliação
  • Ensinos e acompanhamento na gravidez por trimestre
  • Teste de diagnóstico precoce
  • Vacinação infantil (Vacinas do Plano Nacional de Vacinação e Vacinas extra-plano). Deve apresentar prescrição e boletim de vacinas
  • Vacinação (vacinas extra-plano)
  • Cuidados Domiciliários

Consultas:

• Consulta de Enfermagem de vigilância de Gravidez: Destina-se à vigilância do bem-estar materno-fetal.
  • Consulta Domiciliária de Enfermagem no Pós-Parto: tem como o objetivo garantir a adaptação da família no regresso a casa, avaliar o desenvolvimento do bebé e esclarecer dúvidas que possam surgir.
  • Consulta de Enfermagem de Apoio à Amamentação: Visa aconselhar e esclarecer dúvidas para alcançar o sucesso na amamentação, bem como a avaliar a evolução do desenvolvimento do bebé.
  • Consulta de Enfermagem de Apoio ao bebé: Visa esclarecer todas as dúvidas, respeitantes aos cuidados a serem prestados ao bebé (banho, cuidados ao cordão umbilical, segurança…)
  • Consulta de Enfermagem de Cessação Tabágica: Abordagem multidisciplinar, com objetivo de desenvolver estratégias em conjunto com a pessoa, para obter uma probabilidade de sucesso na cessação tabágica.
  • Consulta de Enfermagem – Diabetes: Avaliação dos fatores de risco, boas práticas de alimentação e exercício, supervisão da terapêutica medicamentosa, promoção de autonomia para avaliação de glicemia capilar e ensinos sobre prevenção de complicações.
  • Consulta de Enfermagem –  HTA Risco Cardiovascular: Tem como objetivo avaliar os doentes hipertensos ou de risco cardiovascular desde a fase inicial da doença (ainda assintomática) e rastrear e tratar complicações da doença, em articulação com outras especialidades.
  • Consulta de Enfermagem de anticoagulação: Visa a orientar e responsabilizar o cliente numa adequada gestão do seu regime terapêutico, bem como os sinais de alerta relacionados com a medicação.
  • Consulta de Enfermagem – estimulação cognitiva: A consulta de estimulação cognitiva vem responder à necessidade da pessoa com alterações da cognição (memória, linguagem, atenção, raciocínio, perceção, juízo crítico)

Enfermeiras: Enf. Débora Barroso, Enf. Ana Pereira, Enf. Ana Luísa Pereira, Enf. Marta Lopes, Enf. Sara Catalão